Não muitas pessoas sabem, mas aquele incrível filme de terror onde Jack Nicholson quebra a porta de um banheiro e grita "Here's Johnny!" é um livro do incrível escritor de terror, norte-americano, Stephen King, isso acaba sendo bem perturbador para os fãs do livro, pois, ele é uma das mais fantásticas obras do autor e um dos melhor livros de terror que eu já li em toda a minha vida.
Vamos deixar uma coisa clara antes de eu falar do livro, eu sou completamente fascinada pelo filme, como uma boa amante de terrores clássicos eu acho o filme uma obra-prima, no entanto, ele não pode ser colocado como uma boa adaptação, isso porque há muitos furos e muitas coisas que ficaram aéreas enquanto se assiste, aqueles que entendem um pouco da mudança psicológica causada pelo ambiente e a transformação da mente humana relacionada a loucura podem até ter compreendido porque no filme Jack, o personagem principal, começa a ver pessoas andando pelo salão de baile e pode ser servido pelo barman, assim como a conversa dele com o outro zelador e tantas outras maluquices que acontecem, mas fica muito difícil de visualizar isso completamente, por que ele enlouqueceu? Por que o menininho via os fantasmas? O que fez Jack ter tanta vontade de beber se no começo ele estava sóbrio? São fatores que no livro ficam muito detalhados e aparentes e no filme só são acontecimentos. Se você entendeu, cara você é top! Sério! Porque eu que adoro Kubrick, o diretor, fiquei brizando até ler o livro.
Mas agora, voltemos ao assunto!
O Iluminado - Stephen King - 1977
Vamos começar com um pequeno resumo do livro, Danny, Jack e Wendy são uma família um tanto quanto problemática, Wendy é uma mulher extremamente sentimental e que se sente muito fraca por causa da situação do marido, Jack é um professor que teve diversos problemas com álcool e por isso vive sendo despedido de vários empregos e Danny o filho deles dois é um garoto de 5 anos, extremamente precoce e que tem o dom de ler a mente das pessoas, ver criaturas sobrenaturais e até prever o futuro, isso é chamado de Iluminado. Jack então consegue um emprego em um hotel no Colorado chamado Hotel Overlook, aparentemente é um hotel comum, só que guarda de baixo de sua estrutura uma história sombria com velhos fantasmas do passado e ódios marcados por muitas mortes e acasos da vida.
Resenha!
Senhoras e Senhores, vamos todos concordar que o livro do Iluminado é um dos mais conhecidos de Stephen King por causa do grandioso filme, no entanto, o livro, não muito conhecido por aqueles que não se interessaram a levar aquilo a fundo, é um pouco esquecido, o que é muito errado. Quando lemos o Iluminado podemos caracterizar a mistura de um terror clássico com algo que vem se ampliando na atualidade e se tornando procurado pelos fãs de filmes como Invocação do Mal ou Sobrenatural.
Claro, o livro é antigo, 1977. Mas, a essência dele de contar com uma casa mal-assombrada, no caso hotel, que existe porque ódios e elementos passados não puderam ser enterrados corretamente é algo eterno. É como se fosse um livro que pudesse viver para sempre - Daqui para frente pode conter alguns spoilers - Quando no livro eles estão decidindo a viagem para o Overlook e a maior preocupação de onde era a loucura, ela exemplifica um caso real que aconteceu que era, se não me engano, o caso de alguns alpinistas que estavam ali e se prenderam na neve e para sobreviver tiveram que se tornar canibais, você imagina nesse momento o que pode acontecer em meio as histórias, mas até uma parte do livro você tem o poder de imaginar quem irá enlouquecer entre os três, a narrativa é por conta de um Narrador-observador, mas ao mesmo tempo há a perspectiva dos três personagem. Nisso você sente como se fosse algo dali, algum dos fantasmas que estava ali só para observar e enlouquecer ainda mais cada um dos personagens. Momentos como a ida de Jack ao jardim com o movimento das estátuas e dos arbustos, quando Danny vê a mangueira se mover em sua direção ou quando a louca do banheiro ataca Danny e Jack, quando tem o ataque de marimbondos que deviam estar mortos, são coisas que você não entende, pois pode imaginar, será que é loucura ou será que isso realmente aconteceu, mesmo Wendy que não sofreu tanto com os ataque pode ser a louca que visualiza toda a situação!
Nisso se conclui que o Iluminado é um livro fascinante, apesar de possuir uma leitura que eu achei um pouco lenta, não é algo que alguém que realmente ame ler deixaria passar, é uma verdadeira obra que fica martelando em sua cabeça até você não saber mais o que fazer e entender finalmente o que ocorre dentro do Hotel Overlook!
Bjs Cacau ^_^


